quinta-feira, 20 de junho de 2013

Roda de Leitura presta homenagem à poetisa Maria Cristina Gama

Roda de Leitura presta homenagem à poetisa Maria Cristina Gama

O auditório da Biblioteca Pública Epifânio Dória (BPED) abriu as portas na manhã desta terça-feira, dia 18, para fazer uma bela homenagem à poetisa Maria Cristina Gama Figueiredo durante mais uma edição do projeto Roda de Leitura. Entre a leitura dos poemas, o público pode conhecer um pouco mais sobre a vida dessa artista, que completaria 49 anos no último dia 6 de junho.

Para falar sobre Maria Cristina e suas obras, que ultrapassam os limites da literatura, a Roda de Leitura contou com a presença de duas amigas da escritora: Joésia Ramos e Wilma Santos. Joésia conta que além da amizade, manteve uma parceria muito forte com a poetisa que resultou na criação de mais de 50 poemas musicados.

“A poesia da Maria Cristina é muito envolvente e toca muito a pessoa que resolve mergulhar nela. Para mim esse momento de trazer o trabalho dela à tona sempre foi muito esperado. Lamento que ela não esteja aqui em vida, mas sei que ela está presente na sua poesia”, declara Joésia.

Wilma Santos, que trabalhou como produtora da Maria Cristina por mais de 12 anos, conta que a poeta era intensa em tudo o que fazia. “Posso defini-la como uma alma inquieta que conseguiu transformar sua dor em arte”, afirma. Por conta da força da poesia e da arte de Maria Cristina, Wilma explica que a proposta é criar uma mostra itinerante sobre a vida e obra da artista.

A Roda de Leitura em homenagem à escritora foi o pontapé inicial para dar mais vida ao trabalho dela. “Nosso objetivo com as Rodas de Leitura é que as pessoas venham com interesse de ler e conhecer nossos escritores sergipanos. Nossa expectativa é exatamente essa, que Maria Cristina seja conhecida e reconhecida pela grande poeta que era”, destaca a mediadora da Roda, Roseneide Santana.

Sobre a Roda
As Rodas de Leitura acontecem todas as primeiras e terceiras terças-feiras de cada mês e são abertas ao público em geral. O objetivo é incentivar a leitura e difundir os trabalhos de autores contemporâneos e de obras da literatura sergipana.

Os encontros ocorrem sempre no auditório da Biblioteca Pública Epifânio Dória (BPED), a partir das 9h. A iniciativa é da Secretaria do Estado da Cultura (Secult), através do Comitê Sergipano do Proler.

Da Secult/SE

Um comentário: