terça-feira, 11 de junho de 2013

Japaratuba/SE celebra 154 anos de emancipação















A cidade de Japaratuba, localizada a 54 km da capital sergipana, completa nesta terça-feira (11), 154 anos de Emancipação Política. E para marcar a data, uma pequena programação foi organizada pela prefeitura, com o apoio da Secretaria de Educação, uma vez que a cidade permanece em luto pelo falecimento do ex-prefeito, Gerard Lothaire Jules Olivier, o padre Geraldo.
Iniciando às 8h, a solenidade começou com o hasteamento das bandeiras do Brasil, de Sergipe e de Japaratuba, ocorrido em frente à sede da prefeitura. Estudantes do ensino municipal, estadual e particular, professores, secretários, servidores, vereadores e populares, participaram deste primeiro momento, que contou ainda, com a presença do prefeito, Hélio Sobral, e do presidente da Câmara de Vereadores, Luciano Acciole.
Para tocar os hinos Nacional e de Japaratuba, foram convidadas as Filarmônicas da cidade, Euterpe Japaratubense e Santa Terezinha. Após o hasteamento, alunos do Colégio Municipal Emiliano Nunes de Moura, fizeram uma homenagem à cidade, narrando os principais momentos da história do município dentro destes 154 anos de emancipação.
De acordo com o secretário de Educação de Japaratuba, Antônio David, essa é uma demonstração de que só é possível alcançar a liberdade de um município, quando se investe em ensino de qualidade. “Apostar em escolas que podem não serem perfeitas, mas que sejam acolhedoras e ofertem ensino de qualidade, é a solução. Precisamos de uma construção coletiva e que conte com o apoio dos gestores e da população”, destacou David.
Compartilhando da mesma visão do secretário, o presidente da Câmara, Luciano Acciole, destacou que a data referenda o desejo de mudanças. “A emancipação precisa ser trabalhada diariamente de forma individual e coletiva. É a soma das ações realizadas pelo prefeito, vereadores, secretários e pelo povo. Só seremos, de fato, emancipados quando as crianças e jovens estiverem nas escolas, quando tivermos coragem de olhar dos olhos e exaltar o desejo de mudar”, pontuou Luciano.
Já o prefeito de Japaratuba, Hélio Sobral, enfatizou que a administração continuará lutando para formar grandes cidadãos. “Há 17 anos estava aqui, comemorando com vocês essa emancipação com o mesmo desejo. Hoje, retorno para reafirmá-lo, dizendo que teremos uma gestão voltada para a educação de qualidade. Para isso, precisamos ser criativos, responsáveis, garantindo a satisfação dos alunos e professores. Quero orgulhar nosso eterno prefeito, Gerard, que não nasceu nesta cidade, mas que era tão filho desta terra quanto nós”, frisou Hélio.
Cancelamento
Na oportunidade, o prefeito confirmou a suspensão de todos os festejos deste mês, inclusive o da emancipação. “Tínhamos preparado uma semana de festa para comemorar os 154 de emancipação de Japaratuba, mas infelizmente, nosso padre Geraldo nos deixou na última segunda-feira e toda a programação foi cancelada. Embora estejamos celebrando algo tão importante, não estamos em clima de festa. Permaneceremos durante todo o mês de junho em luto, o que significa que também não teremos comemorações alusivas ao São João”, sentenciou o gestor.
Ao final, Hélio convidou todos os presentes para participarem de uma Missa Solene pelos 154 anos de emancipação do município, realizada nesta manhã, na Igreja da Matriz Nossa Senhora da Saúde e celebrada pelo pároco Manoel Luiz.
Da Assessoria de Imprensa

Um comentário: